Psicoterapia

O adoecer psíquico e, de uma forma mais lata o sofrimento, acontece sempre na relação com o outro e é também na relação que se pode crescer e alterar formas de funcionar, de se interpretar e de ler o mundo. 

Assim, a psicoterapia acenta inevitavelmente na relação terapêutica (baseda na confiança, segurança e empatia), onde o entendimento científico acerca do funcionamento psíquico é utilizado como grelha de leitura da situação, mas também com vista à alteração de comportamento, da forma como a pessoa se compreende e sente na relação consigo e com os outros. 

Os estados de ansiedade ou depressão, ou ainda outras emoções mais complexas de descrever, são universais. Com frequência esses estados são ultrapassados sem necessidade de um auxílio externo. No entanto, a sua persistência e as limitações que impõem ao decorrer da sua vida normal, exigem por vezes a consulta de um técnico especializado. Outras vezes existe simplesmente uma curiosidade e uma motivação pessoal de auto conhecimento que leva à procura de uma abordagem psicoterapêutica.

Em qualquer caso, é estabelecido logo após a avaliação do pedido inicial, um contrato terapêutico onde se esclarecem os objectivos do tratamento, bem como a periodicidade das sessões.