Consulta de Psicogerontologia Clínica

 

Avaliação de patologias comuns, nomeadamente situações de solidão, depressão, ansiedade, angústia de separação, medo da morte… Pretende-se o acompanhamento da pessoa idosa em toda a sua dimensão, estabelecendo estratégias que levem ao seu suporte emocional e funcional.

 

Consulta de Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica abrange o indivíduo em todas as suas funções neurocognitivas, mesmo aquelas em que não apresente sintomatologia. A avaliação neuropsicológica realiza-se num primeiro contacto com o cliente e é esta que permitirá compreender o funcionamento cognitivo do indivíduo, as áreas cognitivas fragilizadas e as que se encontram preservadas, partindo-se para um Plano de Intervenção individualizado, definindo-se estratégias de reabilitação e de estimulação, por forma a contrariar o declínio apresentado na avaliação cognitiva.

 

Reabilitação Neuropsicológica

Visa capacitar os clientes e seus familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar as limitações sentidas que advêm do declínio cognitivo, seja ele normal ou patológico. Torna-se crucial o treino intensivo na estimulação, por forma a recuperar a capacidade cognitiva perdida. A compensação visa-se com o objetivo da reorganização funcional onde existe a substituição, isto é, as regiões cerebrais intactas compensam as áreas afetadas.

Procura-se a redução do impacto de condições desfavoráveis e incapacitantes permitindo uma integração social otimizada e de qualidade.

 

Estimulação Cognitiva

Prevê a estimulação das funções cognitivas mais preservadas, com o objetivo de manter o cliente o mais independente e ativo possível. Comporta a realização de tarefas para ativar e manter as capacidades cognitivas, linguagem, praxis e raciocínio, reforçando ao mesmo tempo as capacidades emocionais e relacionais.

 

 

Avaliação

A avaliação terá lugar através de Protocolo de avaliação neuropsicológica a cada 6 meses de reabilitação e/ou estimulação, com o objetivo de verificar os benefícios da intervenção neuropsicológica. Caso se verifique, poderá haver lugar a reajustamentos, fruto de quadros paralelos recentes ou alterações ocorridas.

 

Objetivos

Realização de uma abordagem centrada na pessoa adulta/idosa com envelhecimento saudável ou patológico. Prestação de cuidados individualizados adequados às reais necessidades, promovendo a dignidade da pessoa, respeitando os seus valores, suas características pessoais, sua história, entendendo-a como um ser biopsicossocial.

 

Apoio ao Cuidador Informal

Verifica-se a necessidade de sensibilizar os cuidadores acerca de práticas a adotar no acompanhamento diário da pessoa com mobilidade reduzida e/ou patologia demencial, bem como ultrapassar o síndroma de burnout que acaba por se fazer sentir, traduzindo-se numa possível diversidade de patologias.

-acompanhamento psicológico individualizado;

-treino de competências;

-sessões conjuntas de Psicoeducação na patologia crónica, reduzindo a sobrecarga sobre os cuidadores informais.

 

Nota Biográfica

Dra. Sara Arriaga Fonseca

Licenciada em Psicologia Clínica (FPCE-UC)

Pós-Graduada em Gerontologia Social (ISBB)

Curso de Mestrado em Gerontologia Social (ISBB)

Psicóloga Clínica na Psicoequilíbrio

Docente de Pós-Graduação em Gestão do Envelhecimento e Administração Social (ISCAC – Coimbra Business School)

Psicóloga Clínica em IPSS (2001-2013)

Co- autora do Livro “Envelhecimento, Sociedade e Saúde: teorias e práticas”

Inscrita na OPP